Home | Current | Archives | About | Login | Notify | Contact | Search
 Open Journal Systems > Vol. 11, No. 17 (2010) open journal systems 


Lutas e Artes Marciais na Escola: um relato de experiência sobre o aprofundamento nos conteúdos.

Silvana Ferratone, Colegio Visconde de Porto Seguro
Fabiano Filier Cazetto, Colegio Visconde de Porto Seguro


Abstract
Este estudo é um relato de experiência sobre o aprofundamento no conteúdo de lutas e artes marciais em uma escola particular da região metropolitana de Campinas. Inicialmente o conteúdo foi inserido através de jogos e brincadeiras sem adentrar na especificidade. No segundo momento houve uma assessoria na escola de um especialista no conteúdo. O estudo seguiu como metodologia: 1- Análise e interpretação das aulas de 2008; 2-Planejamento das aulas de 2009; 3-Análise e interpretação das aulas de 2009; 4-Comparação das aulas do primeiro e segundo ano de implantação das Lutas e Artes Marciais. A experiência indica que é possível ao professor em seu trabalho docente, se utilizando de procedimentos de formação contínua, seja capaz de lidar com novos conteúdos e metodologias, necessárias as modificações sociais e a um tratamento coerente do conteúdo lutas e artes marciais com o cenário do ensino sistematizado. Palavras chave: Educação; Ensino Fundamental; Lutas e Artes Marciais.


ABSTRACT

This is a experience description about the martial arts content specialization in a private school of metropolitan region of Campinas. Initially the content was introduced thru games without entering in the specificity. In a second moment there was a support thru a specialist in the school. The study followed as methodology: 1 – Analysis and interpretation of 2008 classes; 2 – 2009 classes planning; 3 – Analysis and interpretation of 2009 classes; 4 – Comparing in between 2008 and 2009 classes. The experience indicated that it is possible to the teacher work about new contents thru a continuous formation process. This is important to give appropriated treatment to martial arts in formal education. Key words: Education;Primary School; Martial Arts.



Full Text: PDF





Research
Support Tool
  For this
avaliação pelos pares arti
  Context
  Action





Home | Current | Archives | About | Login | Notify | Contact | Search

Movimento e Percepção - ISSN: 1679-8678

>Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.