Abstract
Este texto apresenta uma discussão sobre o impacto da mídia, e a dinâmica da vergonha nas aulas de Educação Física, de alunos no tocante da imagem corporal, que possuem de si mesmos, e em relação aos colegas. Tem-se como referencial, a psicanálise e a concepção do contexto escolar a partir da análise institucional. Por outro lado, a importância da participação da mídia, em programas de promoção de atividade física e saúde, e entendida como uma grande estratégia para a informação populacional na promoção da saúde, através de um estilo de vida mais ativo. A relação entre vergonha e corpo é de um lado, racional e de outro, afetivo-emocional. Este texto, ainda que de forma literária, é um convite para se discutir sobre as questões intervenientes nas aulas de Educação Física.
Palavras-chave: vergonha; corpo; educação física; psicanálise; mídia.
ABSTRACT
This text presents a quarrel on the impact of the media, and the dynamics of the shame in the lessons of Physical Education, of pupils in the moving one of the corporal image, whom they possess of itself same, and in relation to the colleagues. It is had as referential, the psychoanalysis and the conception of the pertaining to school context from the institutional analysis. On the other hand, the importance of the participation of the media, in programs of promotion of activity physical and health, and understood as a great strategy for the population information in the promotion of the health, through a more active style of life. The relation between shame and body is of a side, rational and of other, affective-emotional. This text, still that of literary form, it is an invitation to argue itself on the intervening questions in the lessons of Physical Education.
Key-words: shame, body, physical education, psychoanalysis, media.
|