Abstract
O objetivo do presente estudo, de natureza qualitativa, foi investigar os motivos que favorecem a aderência de crianças, matriculadas por seus pais, em escolas de natação, bem como identificar as principais características do professor, necessárias ao desempenho de um bom trabalho. O estudo desenvolveu-se em duas etapas, sendo a primeira referente a uma revisão de literatura sobre a temática proposta e a segunda correspondente a uma pesquisa exploratória, utilizando-se como instrumento um questionário aberto aplicado a uma amostra constituída por 20 pais de crianças entre 3 e 7 anos, de ambos os sexos, de formação acadêmica variada e faixa etária compreendida entre 31 e 53 anos. Os dados foram analisados de forma descritiva, utilizando-se a técnica de Análise de Conteúdo e indicam que os motivos que contribuem para a aderência das crianças às escolas de natação incidem sobre a existência de um momento alegre e descontraído, com a prática saudável da natação associada ao aprendizado por meio das brincadeiras. Em relação às principais características do professor, a dedicação, a responsabilidade e as constantes inovações nas aulas foram as qualidades mais citadas.
Palavras-chave: natação, crianças, professor.
|