Abstract
No intuito de aprofundar as discussões sobre qualidade de vida e fomentar a adoção de comportamentos saudáveis, e, dentre estes, o nível de atividade física, buscou-se estudar estas questões entre escolares da cidade de Campinas. O estudo caracterizou-se como observacional transversal descritivo. Foram investigados 62 alunos de escola pública de Campinas. A coleta das informações acerca da Qualidade de Vida foi feita pela aplicação do questionário Medical Outcomes Study 36 Short Form Healthy Survey - SF36; já para o Nível de Atividade Física, foi aplicado o instrumento International Physical Activity Questionnaire – IPAQ (versão curta). Acerca dos domínios de qualidade de vida, observaram-se valores relativamente altos. Porém, os estudantes do Fundamental apresentam valores significantemente superiores aos do Supletivo. Complementarmente, não diferem quanto à freqüência e quantidade de Atividade Física semanal. Destaca-se, para os primeiros, influência positiva das atividades moderadas e vigorosas na percepção subjetiva de Qualidade de Vida, o que não ocorre com os indivíduos mais velhos. Dessa forma, a Atividade Física, presente na Educação Física Escolar, que no Ensino Fundamental diurno faz parte da grade curricular, pode estar auxiliando tais pessoas a se sentirem melhor em alguns aspectos, o que justificaria, parcialmente, a inserção da mesma no âmbito noturno.
Palavras-Chave: Atividade Motora, Qualidade de Vida, Ensino.
ABSTRACT
In intention to deepen the discussion about quality of life (QV) and to foment the adoption of healthful behaviors, and, amongst these, the physical activity level, the aim of this study was to correlate both in alumni of the Campinas city. The study it was characterized as observacional descriptive transversal. 62 pupils of Campinas public school had been investigated. The QV information was collected by the application of the SF36; for the Physical Activity, the instrument was IPAQ (short version). Concerning QV domains, relatively high values had been observed. However, the students of the Basic one significantly present superior values to the ones of the Supplementary one. Complementarily, they do not differ how much to the frequency and amount from weekly Physical Activity. It is distinguished, for the first ones, positive influence of the moderate and vigorous activities in the subjective perception of QV, what it does not occur with the individuals oldest. Of this form, the physical activity, presented in Physical Education, that in diurne Basic is part of the curricular grating, can be assisting such people if to feel better in some aspects, what it would justify, partially, the insertion of the same one in the nocturnal scope.
Key-Words: Motor Activity, Quality of Life, Teaching.
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