PRÁTICAS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO EM REDES DE FRANQUIAS DO SETOR DE ALIMENTAÇÃO
SANDRA REGINA SALGUEIRO VAZ CARLOS CAETANO DE ALMEIDA PAULO JOSÉ ALVES MOREIRA
Resumo
O objetivo deste estudo foi identificar as características das práticas da Gestão de Conhecimento de cinco redes de franquias no segmento de alimentação, retratando através de quadros comparativos os sistemas desenvolvidos para propagar a gestão de conhecimento pelas franqueadoras estudadas, com base no referencial teórico explorado. As empresas escolhidas para a pesquisa possuem representatividade significativa no setor e são detentoras das marcas: Bob’s®, Giraffas®, Vivenda do Camarão®, Habib’s® e Spoleto®. A metodologia foi qualitativa, de natureza exploratória, utilizando o método de estudo de casos múltiplos comparados e análise de categorial. Os resultados obtidos constataram que a forma de gerir o conhecimento nas empresas é focada na inovação e está presente na estratégia de operação das marcas de acordo com as especificidades de cada rede. O estudo indicou que o Planejamento Estratégico é utilizado amplamente pelas empresas e este norteia todo o processo de como o conhecimento é propagado nas redes de franquias através da educação corporativa. As redes de franquias em cada empresa pesquisada recebem adaptações necessárias em suas formas de gestão de conhecimento conforme suas especificidades ainda que estejam congêneres com a fundamentação teórica. Esse controle de gestão padronizado demonstra uma das razões para que o sistema de franchising seja apontado como um modelo de negócio eficiente.