O IMPACTO DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA NAS ORGANIZAÇÕES COM INTERFACE NO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS E OS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO PARA FACILITAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
JULIANA TRISTÃO PASQUINI LUIZ PASCOAL MARTINEZ BELMONTE JOSÉ ROBERTO PASOTTI JOÃO DELBIN
Resumo
Este trabalho tem como objetivo elucidar as interfaces entre educação corporativa e Educomunicação. Para tanto, busca-se, primeiramente, a compreensão dos conceitos de educação corporativa, de universidade corporativa e de Educomunicação a partir de análise bibliográfica de autores como Eboli (1999), Senge (2000), Soares (2001, 2002 e 2004), Citelli(1997 e 2000), Moran (2005), entre outros. Em seguida, é proposto um estudo de caso que abrangeu a aplicação de questionários com variáveis que buscavam determinar o tipo de relação que a educação corporativa estabelecia com a Educomunicação dentro de uma organização aprendente. Após a análise bibliográfica e dos dados alguns princípios norteadores que visam um processo de empíricos coletados, percebeu-se que a educação corporativa compartilha com a Educomunicação aprendizagem democrático e contínuo com a incorporação de diferentes tipos midiáticos como ferramenta pedagógica facilitadora do processo ensino aprendizagem. O estudo de caso permitiu perceber que ainda há um caminho a ser percorrido para que a educação corporativa se consolide dentro da cultura organizacional.