A INFLUÊNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMO ATRIBUTO DE COMPETITIVIDADE E INOVAÇÃO
CARLOS CAETANO DE ALMEIDA CARLOS HENRIQUE MIGUEL UELITON CARVALHO ALVES ALYSSON FERNANDES MAZONI
Resumo
O objetivo deste trabalho é estudar o posicionamento do atributo inovação na competitividade da organização, que provê características internas para a competitividade, por meio da análise da influência das estratégias externas e da influência das estratégias internas. As estratégias externas alinham a organização às necessidades externas tais como Sociedade, Mercado e Ciência e Tecnologia e as estratégias internas alinham as necessidades internas e as estratégias externas aos atributos de inovação representados pela Excelência Organizacional, Qualidade Organizacional, Infraestrutura, Talento Humano e Insumos.
Explorando o modelo de matriz de correlação – Estratégias por Perspectiva Estratégica vs. Subatributos de Inovação, serão identificadas quais as principais estratégias que interferem em geral no atributo de competitividade: Inovação.