CONTRIBUIÇÃO DAS TEORIAS COMPORTAMENTAIS E ECONÔMICAS NAS ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS BRASILEIRAS
MOACIR JOSÉ TEIXEIRA DJAIR PICCHIAI INÊS A. MASCÁRA MANDELLI ALENCAR JOSÉ DE OLIVEIRA SCAFI
Resumo
Neste trabalho é apresentada uma revisão bibliográfica das teorias e modelos mais citados sobre o tema, na perspectiva de diferentes autores. São elas: Poder de Mercado, Internalização e Paradigma Eclético (abordagens econômicas); Modelo de Uppsala, Empreendedorismo Internacional e Perspectiva de Networks (abordagens comportamentais). O objetivo é analisar comparativamente as teorias acima citadas com as estratégias de internacionalização adotadas por empresas brasileiras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual foram utilizados dados divulgados no “Ranking FDC das Multinacionais Brasileiras 2015, 2016 e 2017”, publicados pela Fundação Dom Cabral, e que tratam da evolução da internacionalização das empresas brasileiras. Constatou-se que as teorias, analisadas isoladamente, muitas vezes não são suficientes para explicar as diferentes estratégias de internacionalização adotadas, uma vez que o cenário econômico e as mudanças no mercado mundial forçam as empresas a tomar decisões com rapidez, em busca de competitividade em novos negócios e mercados.