ESTUDO DE CASO SOBRE MARKETING DIGITAL EM UMA MULTINACIONAL ALEMÃ
NATÁLIA CORRÊA DA SILVA, UNIPINHAL RODRIGO HIPÓLITO ROZA
Resumo
A presente pesquisa teve o objetivo de compreender como é realizado o marketing digital por uma
multinacional alemã e analisar os impactos causados pelo uso de ferramentas digitais neste
contexto. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre marketing, em sua forma
tradicional, marketing digital, bem como estratégias e ferramentas de marketing. A pesquisa foi
aplicada quanto à sua natureza, qualitativa quanto à forma de abordagem do problema, e
exploratória no que se refere a seus objetivos. Do ponto de vista dos procedimentos técnicos, foi
feito um estudo de caso, com coleta de dados por meio de entrevista semiestruturada com uma
especialista na área, sendo a análise das respostas complementada com análise documental. Os
resultados mostraram a importância do marketing digital, em especial para a multinacional alemã
estudada, por permitir maior foco na interação com os clientes e, consequentemente, contribuir para
um melhor desempenho da empresa.