EMPREENDEDORISMO FEMININO NA ÁREA DE AUDIOVISUAL FEMALE ENTREPRENEURSHIP IN THE AUDIOVISUAL AREA
RAFAELA MARIA NOVO CELSO PEDROSO DE CAMPOS FILHO RODRIGO HIPÓLITO ROZA
Resumo
O empreendedorismo apresenta grande importância na criação e no crescimento dos negócios,
assim como na prosperidade das regiões e das nações. Ele pode ser visto nas mais diversas áreas,
porém em algumas delas, como no caso do mercado audiovisual, a atuação feminina é mais limitada
e encontra mais dificuldades em relação à atuação masculina. Assim, o objetivo deste estudo foi
investigar as barreiras encontradas pelas mulheres para empreenderem na área de audiovisual. A
pesquisa foi aplicada, qualitativa e exploratória. Além de um levantamento bibliográfico sobre o
tema, foram entrevistadas três mulheres, com atuações e experiências distintas no mercado
audiovisual. De modo geral, foi possível constatar que as mulheres ainda sofrem muitos
preconceitos nesta área, o que dificulta sua inserção, crescimento e consolidação nesta atividade.
Contudo, progressivamente, seu espaço tem sido conquistado no sentido de ocupar posições
consideradas tipicamente masculinas.