O APERFEIÇOAMENTO DA COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL: CONCEITOS E APONTAMENTOS TEÓRICOS
PAULO CRUZ CORREIA PAULA TISSIANY VIANA DE MACEDO CARNEIRO ANTENOGINES LEONEL PEDROSO CARLOS CAETANO DE ALMEIDA
Resumo
RESUMO
Os estudos sobre competitividade apresentam diversas vertentes de conceito sendo o mais usual aquele ligado à eficiência técnica e alocativa de empresas e produtos, considerando a competitividade como a agregação desses recursos. A partir daí, diversos indicadores surgem - como a participação da empresa no mercado (market-share), capacidade da empresa de converter insumos em produto, o aperfeiçoamento constante da cadeia produtiva - envolvendo fluxos ex-ante e ex-post, num quadro em que se vai definindo a posição competitiva das empresas. O trabalho discute, a importância do aperfeiçoamento desse conjunto de fatores, que pode ser determinante para a empresa empreender, formular e desenvolver estratégias concorrenciais, que lhe permitam, ampliar ou conservar de forma duradoura uma posição sustentável no mercado.
Palavras–chaves: Competitividade, estratégias e cooperação institucional.