Nos últimos anos a gestão do conhecimento e os processos de aprendizagem
conquistaram a atenção como fatores decisivos para o crescimento e
perenidade organizacional. Tendo em vista o cenário competitivo e a necessidade
de desenvolvimento gerencial para acompanhar e gerar as mudanças desejadas no
ambiente organizacional, pretende-se com este trabalho apresentar um resgate
teórico dos principais autores seminais acerca dos modelos de avaliação da
aprendizagem, com o intuito de contribuir para a reflexão e busca de
soluções efetivas para essas questões. Relata-se um estudo de caso de uma
empresa do setor de energia, com vistas a identificar se existe a prática da
gestão do conhecimento e da aprendizagem organizacional e como é feita a
avaliação desse processo. Procurou-se confrontar as respostas obtidas pela
empresa com os modelos apresentados pelos autores, após uma análise crítica dos
mesmos.
Palavras-chave: Gestão do conhecimento, aprendizagem organizacional, recursos humanos.
ABSTRACT
In the last years knowledge management and learning processes have drawn the
attention like decisive factors for the growth and organizational perenniality.
Bearing in mind the competitive scenerio and the need of management development
to keep up and create willing changes in the organizational setting, it is
intended with this work to present theoretical ransom of the main seminal
authors about the models of learning evaluation, for the purpose of
contributing to the reflexion and search for effective solutions to these
issues. A study of a company case from the energy sector is reported, aiming to
identify whether there is the practice of knowledge management and
organizational learning and how the evaluation of this process is done. It has
been tried to confront the answers achieved by the company with the models
presented by the authors, after a critical analysis.
Key words: Knowledge management, organizational learning, human resources.