Capa | Atual | Arquivos | Sobre | Acesso | Avisar | Contato | Buscar  
 RACRE - Revista de Administração > Vol. 7, Nº 11 (2007) Open Journal Systems 


Métodos e processos de avaliação da gestão do conhecimento e da aprendizagem organizacional

Sérgio Antônio Loureiro Escuder, UNISANTA
Prof. M.Sc. Eduardo Peixoto Rocha, UNIPINHAL
Eduardo Penterich, Metodista-SP


Resumo
Nos últimos anos a gestão do conhecimento e os processos de aprendizagem conquistaram a atenção como fatores decisivos para o crescimento e perenidade organizacional. Tendo em vista o cenário competitivo e a necessidade de desenvolvimento gerencial para acompanhar e gerar as mudanças desejadas no ambiente organizacional, pretende-se com este trabalho apresentar um resgate teórico dos principais autores seminais acerca dos modelos de avaliação da aprendizagem, com o intuito de contribuir para a reflexão e busca de soluções efetivas para essas questões. Relata-se um estudo de caso de uma empresa do setor de energia, com vistas a identificar se existe a prática da gestão do conhecimento e da aprendizagem organizacional e como é feita a avaliação desse processo. Procurou-se confrontar as respostas obtidas pela empresa com os modelos apresentados pelos autores, após uma análise crítica dos mesmos. Palavras-chave: Gestão do conhecimento, aprendizagem organizacional, recursos humanos.


ABSTRACT

In the last years knowledge management and learning processes have drawn the attention like decisive factors for the growth and organizational perenniality. Bearing in mind the competitive scenerio and the need of management development to keep up and create willing changes in the organizational setting, it is intended with this work to present theoretical ransom of the main seminal authors about the models of learning evaluation, for the purpose of contributing to the reflexion and search for effective solutions to these issues. A study of a company case from the energy sector is reported, aiming to identify whether there is the practice of knowledge management and organizational learning and how the evaluation of this process is done. It has been tried to confront the answers achieved by the company with the models presented by the authors, after a critical analysis. Key words: Knowledge management, organizational learning, human resources.



Texto completo: PDF





Research
Support Tool
  For this
avaliação pelos pares arti
  Context
  Action





Capa | Atual | Arquivos | Sobre | Acesso | Avisar | Contato | Buscar

RACRE - Revista de Administração.   ISSN: 1808-8406