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 RACRE - Revista de Administração > Vol. 7, Nº 11 (2007) Open Journal Systems 


Organização industrial: sistemas industriais de mpme’s como estratégia para a formação de empreendimentos competitivos

Misael Victor Nicoluci, UNIPINHAL; METROCAMP e PUC – Campinas
Prof. M.Sc. Inês A. Mascára Mandelli, PUC - CAMPINAS
Paulo Cruz Correia, UFPR
Walter Tadahiro Shima, UFPR


Resumo
Os estudos sobre competitividade apresentam diversas vertentes de conceito sendo o mais usual aquele ligado à eficiência técnica e alocativa de empresas e produtos, considerando-se a competitividade como a agregação desses recursos. A partir daí, diversos indicadores surgem, como a participação da empresa no mercado (market-share), capacidade da empresa de converter insumos em produto, o aperfeiçoamento constante da cadeia produtiva, envolvendo fluxos ex-ante e ex-post, num quadro em que se vai definindo a posição competitiva das empresas. O trabalho discute a importância do aperfeiçoamento desse conjunto de fatores, que pode ser determinante para a empresa empreender, formular e desenvolver estratégias concorrenciais, que lhe permitam, ampliar, ou conservar, de forma duradoura uma posição sustentável no mercado. Palavras – chave: Competitividade, estratégias concorrenciais e cooperação institucional.


ABSTRACT

The studies about competitiveness present several concept slopes being the most usual that one connected to the technical efficiency and alocative of the companies and products, considering the competitiveness as the aggregation of those resources. From that point several indicators appear such as the participation of the company in the market (market-share), capacity of the company to convert inputs in goods, the constant improvement of the productive chain, involving flows former-before and former-post, in a perspective that has being defining the competitive position of the companies. The work discusses the importance of the improvement of that group of factors that can be decisive for the company to undertake, formulate and develop competitive strategies. Those strategies can allow the companies to enlarge or to conserve in a durable way a maintainable position in the market. Key words: Competitiveness, competitive strategies and institutional cooperation.



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RACRE - Revista de Administração.   ISSN: 1808-8406