Efeitos de programas de responsabilidade social junto aos clientes internos e externos de uma organização do setor de telecomunicações do norte do Paraná
Rubens de França Teixeira, Unopar Maria Elisa Corrêa Pacheco, Unopar
Resumo
Este trabalho analisou o caso de uma companhia de Telecomunicações, identificando os projetos de responsabilidade social adotados por esta empresa, e se os mesmos estão dando retorno em termos de valorização da mesma perante parte dos seus clientes internos e externos. Pode-se inferir que os objetivos da empresa no que se refere à melhoria da qualidade de vida dos seus funcionários e o fortalecimento da sua imagem institucional estão sendo atendidos, no entanto, a imagem da empresa como organização “socialmente responsável” não parece afetar os consumidores quando o assunto é a compra de bens e serviços oferecidos pela empresa.
Palavras-Chave: Responsabilidade social, clientes internos e externos, telecomunicações.
ABSTRACT
This work analyzed the case of a telecommunication company, identifying the projects of social responsibility adopted by this company, and if they are giving a feedback for valuing the same in front of the intern and extern clients. Summing up, it can infer that the goals of the company about the better quality of life of its employees and the strength of the institutional image are been attended, however, the image of the company as organization “socially responsible” doesn`t seem to affect the consumers when the subject is buying the benefits offered by the company.
Key-words: Responsibility social, intern and extern clients, telecommunication.