ORTIZ, Elivelton; TEIXEIRA, NILVA. ALGAS CALCÁRIAS NAS PROPRIEDADES QUÍMICAS DO SOLO. Open Journal Systems, Brazil, 41.1, 01 06 2022. Available at: <http://ferramentas.unipinhal.edu.br/ecossistema/viewarticle.php?id=170>. Date accessed: 04 04 2025.

ALGAS CALCÁRIAS NAS PROPRIEDADES QUÍMICAS DO SOLO

Elivelton B. Ortiz, UNIPINHAL
NILVA TERESINHA TEIXEIRA, UNIPINHAL

Abstract

Dependendo do material de origem e do processo de formação, que podem favorecera remoção de elementos básicos como K, Ca, Mg, Na, etc; os solos podem ser naturalmente ácidos. Além disso, adubações e frequentes cultivos podem contribuir para a acidificação das terras. O corretivo de acidez do solo mais utilizado é o calcário mineral moído ou pulverizado compostos, sobretudo de carbonato de cálcio (CaCO3) e carbonato de cálcio e de magnésio [CaMg(CO3)2]. Outro insumo, que pode ser empregado para tal é o calcário marinho, especialmente o derivado da alga marinha Lithothamnium calcareum. Assim, o intuito é apresentar os resultados de ensaio conduzido para verificar a influência de produto comercial composto da alga calcária Lithothamnium calcareum, na correção da acidez e em algumas características químicas de solo de textura argilosa e ácido. O trabalho foi realizado no laboratório de Nutrição de Plantas do Curso de Engenharia Agronômica “Manoel Carlos Gonçalves”, Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal-UNIPINHAL,, em Espírito Santo do Pinhal – SP, com delineamento estatístico inteiramente casualizado, 5 tratamentos (controle, calcário dolomítico calcinado e 3 doses de algas marinhas calcárias) e 5 repetições. Cada parcela constou de 2 vidros de amostra contendo 200 g de solo, classificado como argiloso, seco ao ar e passado em malha 2 mm . Após a introdução dos produtos, conforme os tratamentos, os vidros de amostra foram dispostos ao abrigo da luz. Aos 30 dias após a incubação, procedeu-se a análise química de pH em CaCl2, de Matéria Orgânica e de Fósforo, Potássio, Cálcio, Magnésio, Hidrogênio e Hidrogenio+Alumínio extraídos por resina, Os resultados Os resultados foram estudados estatisticamente através do “SISVAR: a computer statistical analysis system”. Os resultados obtidos e analisados estatisticamente permitiram concluir que: o formulado comercial contendo alga calcária melhorou as características químicas do solo, consideradas no estudo; o emprego de 0,4 t.ha-1 corrigiu a acidez do solo tal qual o calcário mineral na dose recomendada; as algas calcárias mostraram-se como excelente alternativa para o uso agrícola.

Full Text: PDF




Copyright for articles published in this journal is retained by the authors, with first publication rights granted to the journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and other non-commercial settings.

Original article at: http://ferramentas.unipinhal.edu.br/ecossistema/viewarticle.php?id=170