CALAFIORI, Maria Helena. TOLERÂNCIA DE CULTIVARES DE MILHO (Zea mays) AO ATAQUE DE Helicoverpa armigera E Dalbulus maidis. Open Journal Systems, Brazil, 41.1, 01 06 2022. Available at: <http://ferramentas.unipinhal.edu.br/ecossistema/viewarticle.php?id=175>. Date accessed: 11 04 2025.

TOLERÂNCIA DE CULTIVARES DE MILHO (Zea mays) AO ATAQUE DE Helicoverpa armigera E Dalbulus maidis

Maria Helena Calafiori,

Abstract

A cultura do milho apresenta um complexo de pragas que constitue fator limitante da produção. Helicoverpa armigera que ataca a planta em toda a parte aérea (flor, folha, gemas, fruto/vagem, estruturas reprodutivas e pontos de crescimento) e a cigarrinha do milho que se alimenta da seiva são algumas delas.O delineamento estatístico empregado no campo foi em blocos ao acaso com 4 tratamentos e 5 repetições Os tratamentos foram os seguintes: A - Dekalb 310 PRO3; B - Agroceres 1051; C - P1630H; D - Al Piratininga. Cada parcela experimental constituiu-se de 5 linhas de 6 metros, com espaçamento entre linhas de 0,80 m e de 0,25 m entre plantas. Foi avaliado o ataque, em plantas de milho (Zea mays), por D. maidis, nas datas de 26 dejunho de 2018 e 16 de julho de 2018, considerando-se 1 m no meio das 2 linhas centrais (perfazendo 1,6 m2 de área útil). Com relação à H. armigera, as avaliações foram realizadas 3 dias após início da alimentação, nas datas de 31 de maio de 2018 e 04 de junho de 2018 na Sala de Criação de Insetos. O ensaio, no laboratório, foi inteiramente casualizado, com 5 repetições e 2 tubos de ensaio por parcela, tendo cada tubo uma lagarta. As avaliações foram realizadas para comprimento e peso de lagartas. Os resultados, nas condições dos ensaios, permitiram concluir que: a) o peso e o comprimento de lagartas de H. armigera foram menores na variedade Dekalb 310 PRO3 comparada com a testemunha, cultivar convencional, Al Piratininga; b) com relaçãoao número de cigarrinha no ensaio de campo, o tratamento A (Dekalb 310 PRO3) apresentou o menor número em relação à testemunha em ambas avaliações; c) os danos por doenças transmitidas pela cigarrinha foram menores em A (Dekalb 310 PRO3) como no resultado anterior.

Full Text: PDF




Copyright for articles published in this journal is retained by the authors, with first publication rights granted to the journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and other non-commercial settings.

Original article at: http://ferramentas.unipinhal.edu.br/ecossistema/viewarticle.php?id=175