Resumo
O artigo em questão sintetiza as contribuições teóricas de autores estudados na disciplina Didática IV do Curso de Pedagogia – UNIPINHAL. Muitas idéias de autores que utilizamos nos cursos de formação de professores são fundamentais para a construção do processo de ensino e aprendizagem. Vigotsky, Piaget e Bruner são estudiosos que muito contribuem nesse processo educativo. Paulo Freire, um dos maiores educadores brasileiros, conceituado mundialmente, integra a relação de estudos realizados. Como entendemos o processo educativo um processo desafiante e difícil, o objetivo deste trabalho é facilitar o acesso às contribuições destes autores, favorecendo uma educação possível.
Palavras-chave: contribuições teóricas; processo de ensino e aprendizagem; formação de professores.
ABSTRACT
This arcticle synthecizes theoretical contributions of authors who are studied in Didactics IV of the Education Course - UNIPINHAL. Many ideas of authors who we use in the educator’s formation courses are essential for the construction of the teaching and learning processes. Vigotsky, Piaget and Bruner are scholars that much contribute in this educational process. Paulo Freire, one of the biggest Brazilian educators, world-wide known, integrates the relation of accomplished studies. As we understand the educational process as a challenging and difficult process, the objective of this study is to facilitate the access to the contributions of these authors, favoring a possible education.
Key words: theoretical contributions; teaching and learning processes; formation for educators.
|