Resumo
O texto tem como objetivo principal apresentar alguns elementos básicos para a elaboração e gestão do projeto político-pedagógico da escola. O estabelecimento de premissas, para a elaboração de um projeto político-pedagógico, pode torná-lo mais consistente no alcance de seus objetivos. Entretanto, não se pode prescindir do seu acompanhamento, pois, do contrário, ele se tornará inócuo. A avaliação permanente se constitui em instrumento indispensável para o seu acompanhamento. O enfoque de qualidade proposto para a gestão do projeto político-pedagógico é o da qualidade negociada, entendida como um processo coletivo de construção.
Palavras-chave: planejamento; projeto político-pedagógico; gestão escolar; qualidade negociada.
ABSTRACT
The main objective of this paper is to present some basic elements to the development and administration of the political-pedagogic project of the school. The establishment of the premises, in order to create the political-pedagogic project, can make it more consistent in the reaching of its objectives. However, we cannot dispense with its follow-up, otherwise it will become pointless. Constant evaluation is an essential tool for the follow-up. The focus on the quality proposed for the political-pedagogic project administration is the negotiated quality, understood as a process of collective creation.
Key-words: planning; political-pedagogic project; school administration; negotiated quality.
|