Home | Current | Archives | About | Login | Notify | Contact | Search
 Open Journal Systems > Vol. 4, No. 5 (2004) open journal systems 


As concepções de desenvolvimento e aprendizagem na teoria psicogenética de Jean Piaget

Ana Lúcia Jankovic Barduchi, Mestre em Psicologia pela USP, Doutoranda em Educação pela Unicamp


Abstract
Este artigo tem como objetivo apresentar as concepções de desenvolvimento e aprendizagem na teoria Psicogenética de Jean Piaget. Para tanto, são levantados alguns dos seus construtos teóricos como o interacionismo, os esquemas, a equilibração majorante, a assimilação, a acomodação e a inteligência. Também são apontas, de maneira sucinta, as principais críticas e contribuições da Psicogênese à Educação. Conclui-se que, na teoria proposta por Piaget, é a inteligência que impulsiona o desenvolvimento humano e as questões como a linguagem, afetividade, desenvolvimento do juízo moral e a aplicação da teoria psicogenética à educação foram discutidas por Piaget, porém não foram seus temas centrais de preocupação.
Palavras-chave: psicogênese, desenvolvimento, aprendizagem.


Full Text: PDF





Research
Support Tool
  For this
não avaliado artigos originais e
  Context
  Action





Home | Current | Archives | About | Login | Notify | Contact | Search

Movimento e Percepção - ISSN: 1679-8678

>Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.