Home | Current | Archives | About | Login | Notify | Contact | Search
 Open Journal Systems > Vol. 4, No. 5 (2004) open journal systems 


Rola-bola: iniciação

Marco Antonio Coelho Bortoleto, Professor de Acrobacia na Escola de Circo Rogelio Rivel


Abstract
Este artigo discute o processo de ensino-aprendizagem do Rola-Bola, uma das modalidades circenses mais tradicionais e também menos estudadas. Apresentamos uma progressão pedagógica de tarefas e habilidades motoras que está relacionada ao nível inicial de prática, além de alguns aspectos de segurança, discussão precedida por um breve repasso sobre o processo construção artesanal do material. Este estudo foi elaborado a partir da experiência docente do autor adquirida nos últimos três anos em centros universitários espanhóis. Palavras-chave: Circo, rola-bola, rola-rola, pedagogia do movimento, progressão pedagógica, equilíbrio, segurança, processo de contrução.


ABSTRACT

This paper brings a discussion of the teaching-and-learning process of Rola-Bola, one of the most traditional circus modality and also the less studied so far. We present a pedagogical process of the motor chores and skills that are related to the elementary level of this practice, besides we also present the safety aspects, preceded by a brief review of the Rola-Bola manufacturing process. This studied was based on the author's teaching experience in Spanish universities over the last three years.
Keywords: Circus, rola-bola, rola-rola, motor pedagogy, pedagogy process, balance, safety, manufacturing process.


Full Text: PDF





Research
Support Tool
  For this
não avaliado artigos originais e
  Context
  Action





Home | Current | Archives | About | Login | Notify | Contact | Search

Movimento e Percepção - ISSN: 1679-8678

>Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.