Abstract
Este artigo discute o processo de ensino-aprendizagem do Rola-Bola, uma das modalidades circenses mais tradicionais e também menos estudadas. Apresentamos uma progressão pedagógica de tarefas e habilidades motoras que está relacionada ao nível inicial de prática, além de alguns aspectos de segurança, discussão precedida por um breve repasso sobre o processo construção artesanal do material. Este estudo foi elaborado a partir da experiência docente do autor adquirida nos últimos três anos em centros universitários espanhóis.
Palavras-chave: Circo, rola-bola, rola-rola, pedagogia do movimento, progressão pedagógica, equilíbrio, segurança, processo de contrução.
ABSTRACT
This paper brings a discussion of the teaching-and-learning process of Rola-Bola, one of the most traditional circus modality and also the less studied so far. We present a pedagogical process of the motor chores and skills that are related to the elementary level of this practice, besides we also present the safety aspects, preceded by a brief review of the Rola-Bola manufacturing process. This studied was based on the author's teaching experience in Spanish universities over the last three years.
Keywords: Circus, rola-bola, rola-rola, motor pedagogy, pedagogy process, balance, safety, manufacturing process.
|