Abstract
O artigo tem como objetivo apresentar uma discussão sobre qualidade de vida para as pessoas denominadas deficientes, considerando a Educação como fator fundamental para a concretização dessa realidade. Partindo de uma reflexão sobre o conceito de qualidade de vida e trazendo à baila a percentagem de pessoas deficientes no mundo e no Brasil, discutimos a Educação, em especial a Educação e a Educação Física Inclusiva como elementos fundamentais para a valorização desse grupo de pessoas. Para qualquer pessoa, seja ela portadora de uma deficiência ou não, a Educação é o grande diferencial para que consiga alcançar êxito nos propósitos que almeja. Não acreditamos que a Educação seja o único remédio para todos os males que assombram nossa sociedade, mas temos convicção que a falta dela nos impossibilita pensarmos numa sociedade melhor, mais justa, crítica, participativa e compromissada com o coletivo social. Apesar das diferenças existirem, algo que não se deve negar, nenhuma delas pode fazer uma pessoa denominada deficiente inferior à outra dita normal. Mas o que pode diferenciá-las socialmente, de fato, é o acesso que cada uma delas tem a Educação.
Palavras-chave: Qualidade de vida, Deficientes, Educação
ABSTRACT
The article has as its objective the presentation of a discussion about the quality of life of people so called disabled, considering Education as a fundamental factor for the concretization of this reality. Starting from an analysis of the concept of quality of life and bringing the percentages of disabled people in Brazil and in the world, Education is discussed, focusing specially in Education and Inclusive Physical Education as fundamental elements in the valorization of this group of people. Education is the differential factor in achieving goals, for everyone, with or without any type of deficiency. We do not believed that Education is the only solution for all of society’s problems, but we are confident that lack of education stops people from thinking of a better, more fair, critic and participative society, that is committed to collective well being. Despite their different characteristics, disabled people should never be considered inferior to anyone else. But a crucial difference that can bring disabled people apart from the rest of society, is the ability to access and receive education.
Key-words: Quality of life, Disabled, and Education.
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